O Objetivo deste blog, é apresentar ideias e experiências para facilitar o trabalho dos professores no dia a dia, na vivência com nossos bens mais preciosos que são as crianças. Bem Vindos (a) !!!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Adaptação na Educação Infantil

Adaptação é uma palavra que assusta muitos professores, deixando-os sem saber bem o que fazer, por mais acostumados que sejam com essa clientela. Mas o primeiro dia de aula realmente é muito "preocupante" e fundamental para que tudo possa ocorrer da forma mais eficiente e prazerosa para toda a turminha.
Pensando nisso, aqui vai algumas dicas para ajudar a todas vocês. Lembro que você deve e pode adaptar conforme sua realidade.


                                                    1. Planejamento
  Este é de fundamental importância, não existe trabalhar com crianças e não planejar, devemos planejar , replanejar e ainda pensar em outras estrategias para qualquer ocasião usar para que você não fique de "cabelos em pé". Pois esse período costuma durar até um mês inteirinho até todas as crianças se acostumarem com o novo mundo em que elas foram inseridas.

2. Objetos da mamãe

A escola é um lugar novo, desconhecido para as crianças, por isso a grande dificuldades de pais e filhos na hora da "separação", pois para a criança ela foi deixada em um lugar que na cabecinha delas, a mamãe não vai voltar, para os pais dói o coração ao ver seus filhos chorando, por isso seria muito bom que a mamãe pudesse deixar um objeto dela para que a criança possa aceitar que deve ficar na escola e que mamãe vai volta para busca-lá. Mas lembrando que esse objeto deve ser tirado aos poucos de acordo com a adaptação da criança. 


                    3. Lembrancinhas
Seria muito interessante, se durante alguns dias as crianças pudessem receber algo da professora, para que ela fosse criando interesse pela escola, e vontade de voltar no dia seguinte. Poderia ser algo bem simples, porém
feito com muito carinho. Como por exemplos: pirulitos enfeitados,balões com rosto de joaninhas,.. (colocarei algumas ideias depois)

4. Contação de historias
Isso é muito essencial para as crianças, elas gostam, acalmam, além de ser muito divertido. Garanto que vai dar certo.Contem historinhas conhecidas, interaja com elas, chame-as para recontar, pergunte sobre os personagens. 

                   
                                                           5. Brincadeiras e músicas

A brincadeira é fundamental na vida de uma criança assim como a música. Então brinque, cante. Divirta-se juntamente com elas, volte a ser criança, e você verá que será muito bacana e proveitoso. Ex: cantigas de roda, brincadeiras de bolas, de blocos de montar,....


Espero que vocês tenham gostado. Bjs!!!!!



Um comentário:

diario de uma educadora infantil disse...

Adorei amiga!
Qual é a fonte da pesquisa?